Assinatura RSS

A criança e o Adolescente com dotes especiais

Publicado em

As crianças bem dotadas e talentosas são emocionalmente normais e até pessoas melhor ajustadas, porque eles têm que ser emocionalmente mais fortes, para conseguirem manter desempenhos extraordinários.

Este equilíbrio é proporcionado pela motivação e força interior em grau mais elevado, apresentando assim uma melhor e maior produtividade, com níveis de ansiedades mais baixos. Resultante da assincronia entre idade cronológica e do desenvolvimento cognitivo.

Para estas crianças Csikszentmhalyi (1993) verificou que ao aprender enfrentar tarefas difíceis, quanto mais fortes forem o apoio social recebido, mais desenvolvidas serão as habilidades da criança, embora a escola tenha mostrado ser menos influente, como fonte de apoio, do que a família. Isto foi mostrado claramente no filme que assistimos. O descompasso entre o desenvolvimento intelectual e o emocional é fonte de tensões e origem de desajustamento. Se tiver um orientador a seu lado, para ensiná-la a vencer a distância entre o desenvolvimento emocional cronológico e o intelectual, mais adiantado. Não se sentirá dividida, solitária, mas se estiver sozinha usará toda a sua energia para tentar equilibrar esses extremos de sua personalidade.

Esta assincronia é sistematicamente apontada por autores mais diversos. Conflito gerado por ter a inteligência de um adulto em um corpo de criança com emoções de uma criança, envolve certas dificuldades. Ela aparece no processo de pensamento, crianças apresentando semelhança de pensamento ao das “autoridades”, ou “experts” no assunto, no sentido de que fazem mais referências ao que já sabem ao invés de lidar somente com a informação apresentada.

Concluímos nas aulas, que os mais dotados e talentosos apresentam também uma dissincronia, que Terrassier (1979) aponta para caracterizar a disparidade entre diferentes facetas do desenvolvimento destas crianças. Ele contrasta dois tipos de dissincronia uma de ordem interna que ocorre no interior da própria criança e a outra entre a criança e seu ambiente, incluindo tanto a escola como a própria família.

A dissincronia de ordem interna ocorre – nos diferentes ritmos de desenvolvimento que pode ser observados entre as áreas: intelectual, psicomotora, linguística e afetivo-emocional. Exemplo: a criança aprende a ler em tenra idade, mas encontra dificuldade na escrita ou o aluno tem uma excepcional habilidade em matemática sendo porém medíocre em ortografia e escrita, isto pode acarretar frustrações e ansiedades, porque se espera que sejam bons em tudo.

Os mais dotados e talentosos têm a facilidade de resolver problemas de formas diferentes e criativa que é chamada de inteligência integrativa e também têm aqueles com inteligência dispersiva é a que permite lembrar e usar fatos isolados e associações que não necessariamente precisam fazer sentido em um todo maior. Estas crianças podem apresentar no meio escolar, distúrbios de aprendizagem.

Comentamos que a criatividade está presente em todas manifestações das crianças mais dotadas e talentosas, justamente por ela ser autora de sua formação (autoformação) e como o processo de sinapses são mais intensos nestas pessoas ou seja, mais rápido do que em uma pessoa normal. Penso que a lógica das aparências vem sempre recoberta por fatores imprevisíveis em que, como tão bem explica o neurobiologista americano Karl Pribani: “o todo é diferente das partes”. Ele descobriu a estrutura holográfica do neurônio. Cada neurônio contém também a informação do Todo. O que, de uma certa forma explica a criatividade permear todas as atividades do fazer dos mais dotados e talentosos, não necessariamente direcionada só às Artes.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: