Assinatura RSS

Hello world!

Publicado em

Welcome to WordPress.com. This is your first post. Edit or delete it and start blogging!

Creio que podemos reportar a Paulo Freire, que dizia que educar é conhecer, é ler o mundo, para poder transformá-lo.Porque a educação é um ato dialógico, assim, o ato de conhecer e de pensar estão diretamente ligados à relação com o outro. O conhecimento precisa de expressão e de comunicação. Não é um ato solitário. Além de ser um ato histórico, gnosiológico e lógico,contém um quarto elemento que é a sua dimensão dialógica.
Para educar, não se parte de categorias abstratas, mas das necessidades das pessoas, capturadas nas suas próprias expressões (valor da oralidade)e analisadas por ambos, educador e educando.
Para termos realmente sucesso neste processo e resgatar a cça e o adolescente, a Escola deveria se abrir para o mundo, porque o novo paradigma educativo funda-se na condição planetária da existência humana. Ela precisa ser um espaço organizador dos múltiplos espaços de formação, exercendo uma função mais formativa do que informativa. Precisa tornar-se um “círculo de cultura”, como dizia Paulo Freire, muito mais gestora do conhecimento social do que lecionadora.
A pedagogia do diálogo que ele praticava, fundamenta-se numa filosofia pluralista, que significa, ter um ponto de vista e, a partir dele, dialogar com os demais, portanto ele era acima de tudo um Humanista.

  • Assim não precisamos reinventar a “roda”, é simplesmente começarmos a ver o educando não como um “objeto de produção”, mas como um ser humano em desenvolvimento e formação, e a Escola passar realmente a ocupar este espaço. Prepará-lo para a vida e não para o trabalho como fator primordial, mas secundário.

Uma resposta »

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: